top of page

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio

  • Foto do escritor: imprensa5898
    imprensa5898
  • 26 de set. de 2018
  • 2 min de leitura


Os tabus e a desinformação acerca do suicídio são, atualmente, o principal desafio para o enfrentamento desse problema, considerado no Brasil e no exterior uma questão de Saúde Pública. Por isso, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais (CVB-MG), promove nesta semana uma série de encontros, com profissionais de diversas áreas, para debater o tema. As rodas de conversa fazem parte do Setembro Amarelo, movimento de conscientização e prevenção do suicídio durante este mês.

De acordo com a enfermeira Isabel Malta, da equipe da CVB-MG, a depressão é uma doença com efeitos psicológicos e também físicos, que não deve ser estigmatizada por parentes, amigos ou outras pessoas próximas. “Muitas vezes quem está em vias de chegar ao suicídio está transmitindo algum sinal pedindo ajuda, mesmo que de uma forma diferente. Às vezes a pessoa está muito irritada, mesmo agressiva, mas o que ela quer é ser ouvida”.

A enfermeira explica que o tratamento para situações agudas da depressão envolve procedimentos terapêuticos e medicamentosos, porém, a ação imediata mais eficaz é o acolhimento e a escuta do indivíduo. “É preciso ouvir, se colocar como um ser ouvinte para essa pessoa. Não é necessário discordar nem concordar com o que ela diz, mas mostrar que ela tem direito a um espaço de escuta”, diz. Caso a pessoa não queira conversar com algum conhecido, é preciso que ela tenha conhecimento e direito ao uso do serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188.

Os encontros do Setembro Amarelo na Cruz Vermelha seguem até a próxima sexta-feira (28), sempre de 12:40 às 13:10, na sede da entidade, em Belo Horizonte (Alameda Ezequiel Dias 427, Centro). Mais informações pelo telefone (31)3239.4221

 
 
 

Comments


Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro, Belo Horizonte (MG)
(31)3239.4200
contato@cvbmg.org.br

  • Facebook Basic Black
bottom of page